KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou

Os arquitetos e urbanistas da KCAP apresentaram o plano diretor de ZIL-South, um novo bairro residencial em Moscou construído com o conceito de "cidade de 15 minutos". O masterplan será construído na maior área em desuso da antiga zona industrial de ZIL, e contará com mais de 100 hectares de zonas comerciais e residenciais, espaços públicos, parques, paisagens e rotas interconectadas ao longo do rio Moskva, todos inspirados no passado pré-industrial da área.

KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 2 de 10KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 3 de 10KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 4 de 10KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 5 de 10KCAP projeta primeira cidade de 15 minutos em Moscou - Mais Imagens+ 5

KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 7 de 10
Cortesia de KCAP

O projeto apresenta quatro zonas diferentes: a Zona do Rio, uma área aberta e conectada à margem do rio e apresenta edifícios médios com terraços com vista para a água e edifícios altos na parte de trás; a segunda zona são os Jardins Urbanos, em que o perímetro dos edifícios médios forma um espaço interno com vibrantes vilas urbanas; a terceira zona é o Zona do Parque, que apresenta vários tipos de edifícios residenciais; a última zona são os Bairros Empresariais, que se alocam junto às estações de metro e à futura zona empresarial, oferecendo um ambiente funcional e ativo com áreas fechadas e semiabertas.

KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 4 de 10
Cortesia de KCAP

O plano diretor destaca três elementos principais: o primeiro é empregar de maneira inédita na Rússia o conceito de “cidade de 15 minutos”, no qual os principais espaços comerciais, empresariais e públicos estão a 15 minutos a pé de qualquer ponto de partida do distrito; dois grandes percursos de pedestres, o ZIL- Park e a esplanada do pedestre, que, juntamente com percursos abertos, criam um ambiente confortável e de fácil acesso para caminhadas. Embora o ZIL-South seja um bairro sem carros, o sistema de transporte do novo bairro é baseado na ideia de multimodalidade, que permite a cada usuário um acesso fácil ao transporte seguro e ao seu bairro.

KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 6 de 10
Cortesia de KCAP

O outro elemento é o chamado MOSAICO ZIL, que apresenta uma variedade de espaços e ambientes formados por marcos arquitetônicos únicos e espaços paisagísticos públicos. O terceiro elemento é priorizar a criação do patrimônio público ZIL, que inclui redes de espaços públicos e equipamentos sociais que se tornam parte de uma unidade coesa.

KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou - Imagem 2 de 10
Cortesia de KCAP

O projeto ZIL-South será implementado ao longo de 15 anos e em 9 fases. O trabalho é curado pela empresa Citymakers, sediada em Moscou, que anteriormente iniciou a plataforma Generation Zil, que possibilitou o projeto participativo na sua etapa inicial. A plataforma é, na Rússia, o primeiro site educacional e de divulgação para a publicação de todas as fases de um projeto de desenvolvimento urbano. A primeira fase, projetada pelo escritório de arquitetura russo Buromoscow, está em construção. O plano diretor é comissionado pelo desenvolvedor Etalon Group e baseado em um documento desenvolvido pelo Instituto Genplan de Moscou.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou" [KCAP Architects Unveils First 15-Minute City in Moscow] 10 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973053/kcap-projeta-primeira-cidade-de-15-minutos-em-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.